segunda-feira, 13 de maio de 2013

"Igualdade de oportunidades para o povo negro de Campinas"

O Vereador Carlão e militantes do Movimento Negro entregam Manifesto ao presidente da Câmara


Carlão e militantes do Movimento Negro após entrega de Manifesto a Campos Filho
Projeto de Carlão, que prevê o mínimo de 20% dos cargos nos serviços públicos municipais para negros e negras, deverá entrar em pauta na sessão da próxima segunda (20 de maio)


O vereador Carlão do PT e Militantes do Movimento Negro (de combate ao racismo) de Campinas entregaram ao presidente da Câmara, Campos Filho (DEM), o Manifesto intitulado "Igualdade de oportunidades para o povo negro de Campinas", nesta segunda, 13 de maio, quando completamos 125 anos desde a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil em 1888. Além do vereador, outras 12 assinaturas constaram do documento, entre os quais estão entidades e militantes do Movimento, parlamentares e a Associação Atlética Ponte Preta.
No documento, eles pedem o apoio do Legislativo Municipal na criação e implantação de políticas públicas de combate ao racismo em Campinas, que colaborem com a redução das desigualdades a que são submetidos os negros e afrodescendentes. Campos Filho recebeu e assinou o Manifesto e disse: “Receber este documento hoje é emblemático. Podem contar com o nosso apoio!”. Durante a sessão da Câmara, que teve início logo em seguida à entrega do documento, Carlão do PT usou a tribuna para falar sobre seu Projeto de Lei nº 158/2013, que pretende implantar a política de cotas raciais nos serviços públicos municipais, com a previsão de pelo menos 20% das vagas para negros, negras e afrodescendentes.

Carlão entrega Manifesto a Campos Filho (à esquerda)

"Não estamos comemorando hoje, porque com a Lei Áurea teve início também uma situação de extrema desigualdade para o povo negro no Brasil. Hoje é dia de protestar e fazer um apelo para que a Câmara e a Prefeitura coloquem em prática políticas públicas para reparar os danos causados à população negra, especialmente em Campinas, que foi a última cidade do País a acabar com a escravidão. (...) Este Projeto das cotas pode ser a primeira de uma série que a gente pode fazer. Convido a todos e todas para que participem com a gente deste processo de reparação, para que a gente possa diminuir o fosso entre brancos e negros, entre homens e mulheres. Viva Zumbi dos Palmares!", disse Carlão, na Tribuna, durante a sessão desta segunda (13 de maio).
Com a aprovação do requerimento pedindo tramitação em regime de urgência, na sessão desta segunda (13 de maio), o PL das cotas raciais no serviço público municipal deverá entrar na pauta da sessão da próxima segunda (20 de maio).

Fonte: Blog do Carlão: http://www.carlaopt.com.br/2013/05/carlao-e-militantes-do-movimento-negro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário