sexta-feira, 31 de maio de 2013

Repúdio à suspensão de Editais para criadores negros reúne produtores culturais em diferentes estados

Data: 31/05/2013
Em São Paulo na segunda-feira (03/06), na Bahia sexta (07/06). Série de encontros já aconteceu no Rio de Janeiro e terá ainda participação de agentes culturais de Pernambuco e Maranhão para debater a suspensão dos Editais de fomento à arte e cultura afro-brasileira lançados pelo MinC em parceria com a SEPPIR

Produtores se reúnem em São Paulo (03/06), Salvador (07/06), Pernambuco e Maranhão

Produtores culturais, artistas e militantes do movimento negro reunidos pelo fim das práticas racistas no campo das artes e da cultura afro-brasileira. É a proposta da série de reuniões que acontecem no mês de junho, em diversas cidades brasileiras, a começar por São Paulo/SP (03/06) e Salvador/BA (07/06).

A Fundação Cultural Palmares (FCP) participa dos debates, em resposta aos anseios dos setores culturais organizados, para discutir a liminar que suspendeu os editais lançados pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), destinados a produtores, criadores e pesquisadores negros.

Hilton Cobra, presidente da Fundação Palmares, avalia positivamente a mobilização das organizações sociais, em especial as do Movimento Negro, para debater o tema. Para ele, essa posição reafirma a busca por uma política cultural justa, inclusiva e verdadeiramente democrática. ”A FCP se une à gente negra brasileira para refletir sobre o significado de mais uma ameaça às políticas por equidade racial, buscando soluções para o impasse da suspensão dos editais para criadores negros do MinC/SEPPIR. Estou certo que sairemos vencedores dessa batalha”, expôs Cobra.

Para a ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial), “a decisão judicial demonstra que a vitória jurídica obtida no STF (Superior Tribunal Federal) deverá ser seguida por uma outra batalha, a ideológica, até que as ações afirmativas sejam entendidas como necessárias em todos os campos da vida social, e não apenas na educação”.

Até o momento, estão confirmadas as agendas em São Paulo, para segunda-feira (03/06), e Salvador sexta-feira (07/06). Os encontros nas demais cidades estão em fase de articulação.

Primeiro encontro
– Os debates tiveram início no Rio de Janeiro, no último dia 23/05, com a presença de Hilton Cobra, lideranças do movimento negro carioca, artistas e agentes culturais negros. No encontro foi decidido que o Movimento Akobem, em nome de todos os participantes, irá solicitar uma audiência com a ministra Marta Suplicy, no Rio de Janeiro, com o objetivo de discutir caminhos para revogar a decisão da Justiça Federal pela suspensão dos editais.

Agenda

São Paulo/SP

Data: 3 de junho de 2013
Horário: 19 horas
Local: Funarte, Alameda Nothmann, nº 1.058, Auditório MinC, Campos Elíseos – São Paulo.

Salvador/BA
Data: 7 de junho de 2013
Horário: 19 horas.
Local: Biblioteca Pública do Estado da Bahia: Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-Bahia
Mais informações: (71) 8886.6706; e-mail: performancenegra@gmail.com


Com informações da Ascom FCP

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário