terça-feira, 21 de maio de 2013

Teste de Hepatite C é importante para quem tem mais de 40

O exame de diagnóstico de Hepatite C é muito importante para as pessoas com mais de 40 anos, principalmente aquelas que passaram por algum tipo de cirurgia, fizeram transfusão de sangue ou tatuagem antes do início dos anos 1990. Isso porque o vírus da Hepatite C somente foi identificado em 1992, ou seja, antes desse período não havia nenhum teste para o seu diagnóstico. O vírus também pode ser transmitido no uso de drogas e no compartilhamento de objetos perfurantes e cortantes com resíduos de sangue.
 
O consultor em saúde pública Júlio César Caetano, que coordena a campanha Hepatite C na Maturidade, destaca ainda que o uso de seringas descartáveis é uma prática relativamente recente no país. Pessoas com idade entre 60 e 70 anos podem confirmar que antigamente as seringas eram de vidro e as agulhas quase sempre reaproveitadas. “Como não havia diagnóstico para a doença antes de 1990, a incidência é maior entre pessoas nesta faixa de idade”, comenta.
 
Para as gerações mais novas, os hábitos preventivos são fundamentais, já que ainda não existe uma vacina que imunize o organismo da infecção pelo vírus da Hepatite C. “Objetos de uso pessoal como alicates e espátulas de cutícula, lâminas, barbeadores e escovas de dentes não podem ser compartilhados entre as pessoas. Antes de fazer uma tatuagem ou colocar um piercing, é preciso se certificar de que o estúdio realiza a esterilização dos objetos conforme as exigências da Vigilância Sanitária”, observa Caetano.
 
Para as mulheres, que vão frequentemente à manicure e pedicure, o ideal é que tenham um kit próprio, com alicate, espátula, lixa e até mesmo o palito de madeira. Já os homens que cultivam a tradição de ir à barbearia, o mais indicado é que levem suas próprias lâminas de barbear.
 
O coordenador da campanha enfatiza que todas as pessoas devem adotar hábitos preventivos, realizando periodicamente exames de diagnóstico para detecção de hepatites e outras doenças.
 
Fonte:
http://www.gada.org.br/site-novo/index.php/teste-de-hepatite-c-e-importante-para-quem-tem-mais-de-40/

Nenhum comentário:

Postar um comentário