quarta-feira, 15 de maio de 2013

Campinas terá uma Virada Cultural pra lá de turbinada

Secretaria municipal de Cultura amplia programação do evento pauilista com novas atrações
por Marita Siqueira
Integrantes da banda Dr Sin Mrossi, uma das atrações da Virada Cultural em Campinas
Integrantes da banda Dr Sin Mrossi, uma das atrações da Virada Cultural em Campinas
 
A Prefeitura de Campinas ampliou a programação da Virada Cultural Paulista deste ano, que ocorre nos dias 25 e 26 de maio. As novas atrações foram anunciadas nesta segunda-feira (13) pelo diretor de Cultura, Gabriel Rapassi. Entre as novidades, destacam-se Arrigo Barnabé, Nelson Fidelis e a banda Dr. Sin. Além das atrações já previstas na área interna e externa do Teatro Municipal José de Castro Mendes e na Estação Cultura, por parte da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, outros dois palcos na região central, no Largo do Rosário e na Praça Rui Barbosa, e artistas pelas ruas foram acrescentados via secretaria municipal de Cultura com o intuito de fazer um elo entre os locais que sediam o evento. Ainda foram firmadas parcerias com Sesi, Sesc e CPFL, onde também serão realizadas atividades da Virada.
O palco Rosário (no cruzamento da Av. Francisco Glicério com a Rua General Osório) vai ser ocupado por revelações e nomes consagrados: os grupos Lineker, Balé Barbárie, Cumieira e o músico Arrigo Barnabé, das 18h de sábado à meia-noite; no domingo, a partir das 16h, as atrações são as bandas Na Gaveta, Aeromoças e Tenistas Russas, Walterama e Dr. Sin. A Praça Rui Barbosa (atrás da Catedral Metropolitana) terá o Palco Dançante com DJ Forró, Trio Los Angeles, Dona Zaíra, no sábado, e Jorginho Raridades e Nelson Fidelis, no domingo. Com horário sujeitos a modificação.

Enquanto isso, pelas ruas do Centro outros artistas se apresentarão. São eles: grupo Matula Teatro, Além da Lona, A Mala dos Mamulengos, Banda Famam, Escola de Samba Leões, Escola de Samba Shangai, Berra Vaca, União Altaneira, Jongo Dito Ribeiro, Urucungos, Caixeiras, Moçambique de Fagundes, Ibaô, Maracatucá, Seis + 1 e Adilson Samba Rock. Estes são nomes confirmado, porém a programação deve ser aumentada ainda nesta semana. Todas as atrações são gratuitas.

De acordo com o diretor de Cultura, a ideia é que haja apresentações artísticas entre os quatro palcos para que as pessoas possam transitar entre eles sem perder o espírito da Virada. “Queremos ocupar o centro, especialmente com artistas locais. Tornar o espaço um lugar com vida e dinamismo, mesmo fora do horário comercial”, afirma.

Para tanto, a secretaria selecionou os nomes de acordo com as características de cada um dos palcos. “Tem alguns grupos de fora, mas a grande maioria é de Campinas. Artistas de inquestionável qualidade e, às vezes, pouco conhecidos da população. No Rosário, música instrumental de excelência. Na Rui Barbosa, música para dançar. E pelas ruas, espetáculos circenses, teatrais, samba rock, entre outros.”

A Virada Cultural de Campinas foi estendida também para o Sesc, Sesi e na CPFL Cultura, em parceira com o Secretaria Municipal. O Sesc recebe no dia 25 a exposição literária No Meio do Caminho Tinha uma Poesia, de Adélia Prado, e o grupo Rock’n’Voice - Beatles a Cappella, intervenções Circo Cômicas, com The Pambazos Bros, Samba da Rainha e exibição dos curtas 'Operação Morengueira' e 'Com que Roupa?'. No domingo terão as exposições Energia e a 30a Bienal de Artes São Paulo, o infantil 'Vida e Bebê', com Isadora Canto, a intervenção literária Cia o Curioso e encerra com o pocket show 'Dança de Rua' e 'Suas Faces', com Cia. Eclipse.

No Sesi tem musical do grupo Zabomba no dia 25 e o espetáculo Mundico Sonata Muda, no dia seguinte. Por fim, o espaço CPFL Cultura será ocupado com a exposição 100 Anos de Arte Paulistana no Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo e a peça infantil Othelito, da Cia Vagalume (domingo).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário