sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Dicionário de Baianês completa 21 anos e ganha edição revista


Publicação já conta com mais de 1.600 verbetes e expressões típicas do modo de falar baiano e terá lançamento de edição, nesta sexta (21), na Associação Atlética da Bahia 

 


Diga aí freguês! Oxe, que muvuca que é essa aí? Não vá que é barril! Vou dar um zig... Na moral, a gente broca... Aos ouvidos de quem não nasceu em Salvador essas expressões podem soar vulgares e sem explicação, mas nos diálogos entre os soteropolitanos são mais do que suficientes para dar conta de determinadas situações do cotidiano. O carioca Nivaldo Lariu acrescentou muitas delas à edição que comemora os 21 anos do seu 'Dicionário Baianês', que é relançado em dois modelos, com capa normal e outro em capa dura com fita marcadora do Senhor do Bonfim. A apresentação da nova edição acontece nesta sexta (21), em coquetel especial para convidados, na Associação Atlética da Bahia. A tiragem especial conta com 200 mil exemplares e mais uma novidade: uma terceira publicação ilustrada com fotos, que também será apresentada logo mais. 

Nascido no Rio de Janeiro, Lariu se interessou pelas expressões baianas assim que chegou em Salvador. Ele conta que tinha mesmo o hábito de ouvir conversas em ônibus e por onde andava e anotava tudo. "Muitas vezes até deixava para descer em um ponto depois do meu só para terminar de ouvir as conversas", lembra.
Ao longo do tempo tomou nota e deu corpo à primeira boneca do livro. Carregava este material embaixo do braço para todos os lugares na tentativa de encontrar alguém que se interessasse pelo trabalho. "Bati em várias portas e recebei vários não", comenta. Até que um dia, em um evento, conheceu o professor e historiador Cid Teixeira a quem apresentou a tal boneca do livro. 

O professor, um apaixonado pela cultura popular baiana, logo reconhecu o valor daqueles registros e tratou de marcar com Lariu uma reunião fora dali para falar sobre a publicação. Segundo o autor, Cid comentou, criticou, sugeriu e assim ajudou a dar um norte para se chegar à publicação. Por isso, na comemoração dos 21 anos, ele também recebe homenagem especial. 

Como um bom contador de histórias, Nivaldo Lariu comenta ainda que as expressões ditas e registradas no livro ganham mais força, sobretudo, pelo gestual e o tom de voz que acompanham a palavra. Isso é, na visão do autor, o que imprime a dita baianidade. 

Observador nato da manifestação popular, ele diz que não para de buscar novidades no código de comunicação do baiano e, por isso, a cada nova edição o 'Dicionário de Baianês' ganha novas expressões e palavras. O livro, que nasceu com 700 expressões já tem hoje 1.600 expressões. Só nesta nova tiragem, 100 delas foram acrescentadas, como por exemplo 'de meio dia pra tarde', dita só pelos baianos. "Quando surge alguma novidade, espero sedimentar para acrescentar, pois existem expressões que entram na moda e depois são esquecidas, a exemplo de 'Toda Boa'; já outras acabam pegando como 'miseravão'", conta Lariu.
 

 Fonte: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/dicionario-de-baianes-completa-21-anos-e-ganha-edicao-revista/?cHash=73b2956765a0b18d468684842d69c44a

Nenhum comentário:

Postar um comentário