quinta-feira, 6 de junho de 2013

Campinas lidera ranking de união gay

Em apenas três meses, Campinas faz 37 casamentos e ocupa a 1ª posição no interior do Estado de São Paulo

Desde a regulamentação dos casamentos homoafetivos, instituída a apartir de março deste ano pela Corregedoria de Justiça de São Paulo, a cidade do interior do Estado com mais celebrações é Campinas. Um levantamento feito pela Arpen-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo) registrou, nos três primeiros meses desde a autorização, um total de 37 casamentos gays no município.

No mês de março foram celebrados 20 casamentos, sendo um coletivo que contou com 16 casais. No mês de abril ocorreram 10 casamentos e no mês passado foram mais 7 uniões gays.

A psicóloga do Centro de Referência LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), Bárbara Dalcanale Meneses, acredita que o número de celebrações foi alto na cidade por dois motivos: "O movimento social LGBT é muito influente, contando com quatro grandes grupos. Também por ter um serviço público específico para essa população", disse Bárbara.

Paulo Mariante, coordenador de Direitos Humanos do Identidade, grupo mais antigo da cidade, explica que essa norma não adiantaria se as pessoas não tivessem despertado na consciência que têm esse direito. "Isso é mérito das lutas do movimento social e do Centro de Referência LGBT", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário