Um grande cortejo no Vale do Anhangabaú abre esta edição. Programação traz shows, dança, teatro e outras diversas atrações
Toda programação é gratuita.
A abertura desta edição será realizada por um grande cortejo, que reunirá mais de 20 blocos e congadas que sairão do Vale do Anhangabaú e percorrerão um amplo trajeto pelo Centro culminando no Minhocão. Toré dos índios Pankararú, Afoxé Ilê Omo Dada, Ilú Obá de Mim, Bloco Carnavalesco Ilê Ayiê, Congaga Divino Espírito Santo, estão entre os coletivos que integram esta grande homenagem-desfile de tradições.
O perímetro ocupado pelo evento permanece praticamente o mesmo dos últimos anos, com a inclusão da rua 25 de março nesta edição. Este palco apresenta artistas da “nova MPB”, que circulam com desenvoltura no circuito independente da cidade, entre eles, Lirinha, Vanguart, Céu, Otto, Tatá Aeroplano, Hurtmold, Lucas Santtana, entre outros.
A música independente do Brasil e também de São Paulo ganhou merecida atenção nesta edição. Dois palcos, localizados na Rua Cásper Líbero, se revezam trazendo 36 artistas ao longo das 24 horas do evento. Entre os paulistanos, figuram Andréia Dias, Barbara Eugenia e Astronauta Pinguim.
Pelo terceiro ano, a Virada contará com um palco de stand-up comedy. Na Praça da Sé, oito grupos se revezarão durante as 24 horas do evento. A abertura terá Fábio Silvestre como mestre de cerimônia. Ao longo do evento, diversos comediantes ocuparão a função de MC, interagindo entre si, entre eles, Fábio Porchat, Bruno Motta, Rafael Cortez, Danilo Gentili, Marcelo Marrom.
Na região da Luz, o Palco Júlio Prestes, um dos maiores do evento, terá a cantora Daniela Mercury e o Zimbo Trio como atração de abertura. Deste encontro, surge um repertório que traz canções que o grupo interpretou ao lado de Elis Regina e canções que a consagraram a cantora baiana, como “O Canto da Cidade”. Na sequência, se apresentam Gal Costa, em sua segunda participação na Virada Cultural; os norte-americanos Black Star e George Clinton dão o tom do início da madrugada; Elza Soares divide o palco com Gaby Amarantos; Renato Teixeira e Sérgio Reis representam o gênero sertanejo e encerram a manhã de shows. Ao meio-dia, é a vez de Criolo comandar a festa. Mano Brown lidera o retorno dos Racionais MCs à programação da Virada, a partir das 15h. E o encerramento fica a cargo do uruguaio Jorge Drexler.
A tradição de grandes artistas serem convidados para interpretar discos marcantes de suas respectivas trajetórias musicais se mantém no Theatro Municipal de São Paulo. Um dos palcos mais aguardados de todo o evento, desta vez, traz Fagner, Odair José, Ângela Rô Rô, Walter Franco, Wanderléa, Jorge Mautner, Eumir Deodato, entre outros, que vão desfilar clássicos ao longo das 24 horas de programação.
Outro palco tradicional da Virada, no Largo do Arouche, é famoso por revisitar gêneros populares como a lambada, que chega nesta edição representada por Sidney Magal, Kaoma, Sara Jane e Luiz Caldas. Este palco tem encerramento da cantora Fafá de Belém, às 18h.
No palco São João, espaço para o rock, com Lobão na abertura e, entre os destaques está A Banca, nova banda composta por ex-integrantes do Charlie Brown Jr., com o show "Chorão Eterno", em homenagem ao vocalista do grupo que morreu este ano. Apresentação marcada para 2h já do domingo.
A criançada tem cadeira cativa na edição deste ano. Visivelmente mais ampla, a programação batizada de “Viradinha”, dedicada ao público infantil, estará distribuída pela região da Luz, no parque e na Estação próximos, mas ganhou a atenção de alguns espaços como o Centro Cultural São Paulo, que promove mais uma edição do seu acampamento para pais e filhos. No Largo São Francisco, a pista de dança terá uma trilha sonora especial para os pequenos com a Discobaby.
Pela primeira vez, a Praça das Artes, novo equipamento cultural da cidade, passa a receber programação do evento. As apresentações de dança acontecem em um palco especialmente montado sob o vão livre do local. São Paulo Companhia de Dança, Balé da Cidade de São Paulo, Cia. de Dança de Diadema e Raça Cia. de Dança estão entre os coletivos que integram a programação deste palco.
Já a Virada Cultural Paulista será realizada no fim de semana seguinte, dias 25 e 26 de maio, em 26 cidades do Estado.
Veja a programação:
http://viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/programacao/
Fonte:
http://www.campinas.com.br/cultura/2013/05/virada-cultural-movimenta-sao-paulo-no-fim-de-semana%2C%20dias-18-e-19-de-maio
Nenhum comentário:
Postar um comentário