Os dados provém
do PIAE (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), do
TEIMC/TIMSS (Tendências de Estudo Internacional de Matemática e Ciência)
e do PEIA/PIRLS (Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização).
Tais índices abrangem resultados e habilidades matemáticas, científicas e
de leitura.
Neste contexto, proliferam-se, nas escolas, demonstrações eróticas - quando não pornográficas - de funk,
realizadas por menores de idade, agressões de alunos contra
professores, brigas entre gangues e espancamentos realizados entre
alunos.
Ao mesmo tempo,
noticiam-se, diariamente, fechamentos de escolas, redução em valores de
investimentos na educação pública, acréscimo de violência no interior
das escolas e no entorno, além de índices preocupantes no que toca aos
resultados em aprendizagem. Infelizmente, as "novidades" acabam se
restringindo ao lado negativo, não havendo melhorias, ainda que mínimas,
no estado da educação pública. Infelizmente, poucos ainda podem
entender esta situação, pois os índices de analfabetismo funcional,
lamentavelmente, crescem e atingem níveis absurdos. Até quando perdurará
esta situação?
Caio Barbosa é sociólogo.
Fonte:
http://www.folhapolitica.org/2013/05/enquanto-o-pais-ocupa-o-penultimo-lugar.html
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